terça-feira, 11 de novembro de 2008

Manifestação de professores

Ao fim-de algum tempo sem escrever nada, decidi emitir a minha opinião sobre toda uma panóplia de coisas às quais eu tenho manifestar o meu desagrado... Fui à manif a Lisboa e realmente fiquei admirado e até contente de ver toda uma classe a lutar por algo no qual não se revê... De uma vez por todas, nós, professores, não somos contra a avaliação. Mais. Até achamos que deve haver uma melhor avaliação de desempenho, mas não neste ambiente de desconfiança, de burocracia, de falta de motivação, de falsidade e de imposição. Andamos a ocupar mais tempo com papeis, papelinhos e papeladas em vez de nos dedicarmo-nos ao que realmente nos levou a seguir este caminho. Ou seja, os nossos alunos. Muitas vezes, quando falo com amigos e lhes digo que estou a ocupar dois terços do meu tempo a criar novas grelhas, a fazer planificações, a construir critérios, a escrever relatórios, a preocupar-me com a avaliação, etc., dizem-me que estou a exagerar e que "nós", professores, não nos deveriamos queixar, pois temos uma boa vida, que ganhamos bem e que temos muitas ferias. E agora pergunto eu: será que trabalham mais de 60 horas semanais a preparar coisas? e quando chegam a casa, terão de levar trabalho? (ainda que levem trabalho para casa, não acredito que sejam pagos ao mesmo nivel de um professor...).
Mas não é isso que está em causa. Estava a falar da manif e do que motivou os professores a participarem. Eu fui e encontrei muitos colegas meus. sentimos o mesmo. O país está a ser enganado com falsas verdades. Senão vejamos. O primeiro-ministro diz que o ano passado 20000 mil professores foram avaliados. É verdade. Mas será que as pessoas sabem como é que foram avaliados esses professores? E em que condições? Será que sabem quais foram os critérios? Saberão que a grande maioria só teve bom porque as escolas quiseram guardar as cotas para este ano lectivo? e já perguntaram a essas pessoas como se sentiram depois? E depois da experiencia de ter sido avaliado, não estarei no meu direito de perguntar se voltará a ser a mesma fantochada do ano anterior? É que todos ficamos com a nítida sensação de que só fomos avaliados para a estatística. O conteudo não foi importante. E este ano parece que temos uma panóplia de coisas para fazer, sendo muito identico ao ano de estágio... No meu entender, estão a passar um atestado e burrice e de incompetência a todas as universidades e politecnicos do nosso país (não falarei aqui sobre o famoso exame que o Ministério quer sugeitar os professores que querem entrar no quadro...)
Em resumo, temos de apresentar planificações, grelhas, melhorias de notas, fichas, auto-avaliações e mais uma serie de coisas a uns colegas que, possivelmente, não saberão mais do que eu... Atrevo-me a dizer que até é possivel que eu até tenha mais aptidões e recursos do que eles... E ambos sabemos dessa realidade. Não desejo mal aos meus colegas, pois sei que têm um papel ingrato e nada fácil... Foi por estas razões mais algumas que me fui manifestar... E se acharem que são poucas, então pergunto o que deveriamos nós fazer...

Sem comentários:

Enviar um comentário