domingo, 16 de novembro de 2008

Saber conviver...

Quantos de nós não fica cansado da rotina de algumas pessoas que estão ao nosso lado? E quantos de nós não critica o atendimento a cada vez que não está como esperado? Pensei um pouco sobre estas questões e retirei algumas elações. Vamos aos exemplos.
Este fim-de-semana fui às Beiras e assim que cheguei à minha pequena aldeia, a primeira coisa que aconteceu foi uma discussão no cafézito lá da terra porque a dona do estabelecimento tinha feito algo que não agradou ao grupo... Bem, claro que isto é só um exemplo, mas como já conheço as pessoas, sei que estas pequenas discuções se prolongarão até ao Natal... Até que por volta do ano novo, voltamos a ter algumas conversas mais acesas... E depois chegam os dias quentes e, como ja se encontram mais ocupados e com novos lugares a frequentar, deixam de estar mais presente no cafézito... Ou seja, reina a paz nesse periodo até Outubro, onde se voltará a ter o mesmo discurso e as mesmas discussões. Em resumo, as pessoas quando têm de co-habitar num mesmo espaço acabam não entender que se fazem cedências ou então que se deve reger pelas regras que ali estão estabelecidas. Não digo com isto que seja fácil de co-habitar uns com os outros. Mas também sentimos falta dessas pessoas que nos vão preenchendo os dias. E essas pequenas discussões vão preenchendo a vida de cada.
Podemos repôr estas ideias para todos os nossos campos da vida. Senão vejamos, nos nossos locais de trabalho, chegamos a uma altura em que mal conseguimos conviver com os nossos pares, e após um periodo de férias, chegamos com uma nova vontade, um novo espirito. E até dessas pessoas nós sentimos saudades. Ou seja, quanto mais tempo passamos com as pessoas, mais nos vamos tentando acomodar aos nossos vicios e tentando moldar as pessoas aos nossos gostos... Mas se não conseguimos atingir o patamar desejado, acabamos por criticar o que não nos agradou.

1 comentário:

  1. É verdade, tens toda a razão... Temos de saber aguentar e tolerar as pessoas diferentes de nós, todos nós... Há situações muito desagradáveis, mas também na verdade só vamos conhecendo as pessoas com a convivência e é verdade que às vezes são uma ganda desilusão... Kiss

    ResponderEliminar