terça-feira, 1 de julho de 2008

Nada como sair um pouco

Este fim-de-semana tive a necessidade de sair e de desaparecer... Optei por ir (mais uma vez) até Espanha e passar dois dias longe da vida rotineira e do trabalho. Tenho de admitir que esta viagem serviu também para colocar algumas ideias no lugar, sacar algumas conclusões e tentar consolidar algumas resoluções. Deu para me divertir, esquecer alguns disabores, e visitar mais um lugar fantástico e revisitado por mim...
Até neste último campo tenho de admitir que, como sempre, fiquei surpreendido e aqui apresento uma conclusão que há já algum tempo eu vinha já tendo. O nosso país vizinho tem uma política de protecção e de conservação única. É agradável chegar a qualquer lugar e ver os monumentos bem tratados. Dá gosto passear por todos esses locais. E mais. Aqui veto o velho comentário que os espanhóis não são simpáticos e que nunca nos conseguem entender. Uma língua estrangeira tem sempre os seus entraves e a cada uma está legitimada com maior ou menor dificuldade a sua aprendizagem. Está considerado que o castelhano é a lingua mais acessível do mundo. Daí a facilidade em aprender a língua. Mas deve-se questionar se lhes será fácil aprender outra língua. Eis que entra aí uma questão fonológica. Ou seja, ainda que o alfabeto escrito seja muito similar entre línguas, o alfabeto fonológico pode colocar alguns problemas no momento de dialogar... É que o castelhano é a língua que apresenta o alfabeto fonológico mais simplificado. Ou seja, falta-lhe alguns fonemas que estão na aprendizagem de uma nova língua.
Mas também não nos podemos esquecer que nós, quando chegamos a Espanha, nunca fazemos um esforço para falar correctamente o castelhano (falamos sim o portunhol) e eles nunca se queixaram pelo facto de não falarmos correctamente a sua língua. Poderiam também fazer este comentário. O importante, segundo eu, é que a comunicação fique estabelecida. Que nos consigamos entender...
Provávelmente, pensarão que estou a defender o castelhano e a Espanha, mas algumas coisas conseguem levar-me a esta conclusão. A realidade é que gostei deste fim-de-semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário