quinta-feira, 17 de julho de 2008

Momentos felizes

Esta manhã. fiz vigilância no Exame Nacional de física e Química A. Por sinal, era a minha última vigilância e para a grande maioria dos miudos. Alunos estes que, no ano seguinte, estarão no 12º ano, já que esta prova se destinava sobretudo aos alunos de 11º ano.
Enquanto eles realizavam o Exame, sentei-me e estive a observá-los por momentos. Olhei sobretudo na forma como se colocavam, na forma como se vestiam, como reagiam... Achei interessante. e veio-me à ideia que, no próximo ano lectivo, estes alunos irão ter uma projecção muito grande, onde passarão a ser os "meninos de 12º ano". Ou seja, os mais populares, os que estão quase a finalizar, os que terão um protagonismo importante e até relevante na comunidade escolar. Por vários motivos: porque os professores irão centrar mais a sua atenção na aquisição de conhecimento e na sua aprendizagem; porque, sem eles saberem, tornar-se-ão referências para os seus colegas mais novos; porque irão ter experiências que, essas sim, serão únicas para eles... Os temas de conversa estarão voltadas para esta última prova de fogo (para uns, salto para outra vida, para outros, finalização de uma etapa...)
Foi então que me veio à lembrança o meu 12º ano. E sorri. Muitas recordações me passaram pela cabeça. Muitos momentos foram reavivados e relembrados. Quando se está no secundário, há diversas clases de protagonistas: os populares, os indesejáveis, os tótós, os marrões, os parvos, os estúpidos, os brincalhões... Eu acho que me englobava, no inicio do ano lectivo, nos tótós e nos marrões. Mas o 12º ano trouxe-me coisas novas e experiências que eu levei no momento de ir para a faculdade. a minha postura mudou ao longo do ano e fui adoptando um novo estilo, tornando-me mais brincalhão e e porreiro, nunca chegando plenamente aos populares. Ainda bem! Antes assim. Fui aproveitando o que esse ano me foi dando... O que até foi muito! Desde a viagem de finalistas, ao baile, aos atritos com professores (pois agudizaram nessa altura...), aos exames e à media para entrar na faculdade. Todos esses momentos foram marcantes.
E agora olho para estes alunos e penso que para o ano serão eles a ter todo esse mundo pela frente. Eles irão passar todas as experiências que tanto ambicionaram. Muitos poder-se-ão até sentir desiludidos. Mas os que partirão este ano acabam sempre por dizer-lhes que foi um ano muito positivo, porreiro, espectacular. E esse elan vai ser levado na esperança de poder ser tão bom ou melhor do que no ano anterior. É um ano giro, onde quase tudo é permitido e ainda se vive na ilusão de que no ano seguinte outras experiências virão, pois sai-se de casa e ganha-se um novo estatuto. Rio-me e olho para eles na esperança que tenham um ano recheado de coisas boas...
Aos meus alunos de 12º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário