domingo, 4 de maio de 2008

The Dream Team!!!

Após uma noite muito curta, esta manhã encontrei-me com a "equipa" à porta da Escola. Eram oito da manhã e lá estava eu para acompanhar os alunos da escola à Taça Coca-cola, que se realizava em Évora. Confesso que ficara na esperança que os miudos não passassem da fase de grupos, pois a grande maioría tinha estado a divertir-se na FIAPE (Feira Internacional de Agro-Pecuária de Estremoz) até às tantas... Eu próprio aproveitara para visitar a Feira...Rumámos então para a Cidade Património Mundial.
Pelo caminho, sentia-se o nervosismo dos alunos e a tentativa e criarem a melhor equipa neste torneio. Eu confesso que fiquei atento ao que conversavam, pois tinha a dificil tarefa de fazer-me representar como treinador!!! Chegámos muito bem dispostos ao Estádio do Lusitano e comecei a tratar de todos os procedimentos da inscrição da equipa. Os jogadores foram equipar-se e a partir daí, foi sempre a competir. Sem espanto, e depois de ter visto os miudos a jogar, reparei que a primeira fase seria fácilmente ultrapassada... O que nos obrigava a ficar em Évora a tarde inteira... E foi isso que realmente aconteceu... Eu e a minha equipa fomos apurados para os quartos-de-final.
Após esta primeira fase, chegou a hora e almoço e do descanço. Neste bocadinho, constatei que mal conhecia a equipa. É verdade que já tinhamos estado todos juntos na escola para formalizar a inscrição, mas nunca os tinha visto treinar... Ainda que entenda minímamente de futebol. Mas rápidamente consegui ver onde estavam os talentos. e tomei então uma postura de "treinador motivador". Ou seja, estaría ali para os acompanhar, tentando motivá-los ao máximo.
Na parte da tarde veio então a surpresa. O sorteio tinha ditado nos quartos-de-final uma equipa de Elvas, bastante forte... E nada fez parar a "Drem Team". Depois de 15 minutos jogados, eles passaram mais uma eliminatória!!! E rumámos à meias-finais. Aí, fomos defrontar a prata da casa: Os próprios Lusitanos de Évora, equipa que joga no Campeonato Nacional de Juniores!!! E a equipa surpreendeu tudo e todos, conseguindo vencer e passar à Final.
Foi então que o cansaço se fez sentir em todos... A noite tinha sido animada e a preparação física estava a dar de si. Mas todos estavam muito motivados e contentes por terem chegado à final. Imaginava-se uma possivel ida ao Porto para a final da Taça Coca-cola. Mas infelizmente a equipa adversária estava muito bem preparada e vençeram a "Dream Team"... A fustração assolou o rosto de todos estes meus pupilos...
Acabei por dar a entender aos miudos que o dia tinha sido muito bem passado, que tinha sido divertido e até muito positivo! E eles concordaram. Foi realmente muito bom. Eu próprio que estava cansado e um pouco perdido no meio daquilo tudo, achei a esperiência muito enriquecedora. Eu tinha-me tornado no "Mister" naquela equipa amadora e muito empenhada.
Ficou a amizade de uns com os outros e um dia a não esquecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário