quinta-feira, 22 de outubro de 2009

As primeiras chuvas do outono

Chegaram as primeiras chuvas do Outono. Com essas chuvas chega alguma melancolia, trazem o ar do Inverno, as roupas mais fortes e também alguns mistérios que muitas vezes nos fazem sonhar e pensar no misticismo a ela associada...
Estação considerada época da melancolia, onde a bílis está mais activa, é para mim a época mais dourada e apetecível. Encontramo-nos no meio-termo das temperaturas. Nunca se sabe bem o que vestir, pois o frio ainda é relativo. Como por exemplo o facto de sentir o friozinho suave que nos entra entre as roupas e que nos obriga a segurar melhor a vestimenta. Sentir esse frio na cara, como se em pleno Inverno nos encontrássemos. Sabemos perfeitamente que ainda virá mais frio e que teremos de o aguentar. É a época em que se voltam a abrir as arcas e armários para retirar as roupas mais fortes. Ou a época em que aproveitamos para gastar mais uns trocos para a sazonalidade que se avizinha.
Mas são as cores da estação que nos trazem a proximidade do frio. As cores tornam-se mais douradas, ainda que não estejamos no pleno do Outono. São os dourados, os verdes, os castanhos, os vermelhos que começam a salpicar a paisagem que nos rodeia. E isso traz o espendôr da paisagem, que em muitas regiões é única. Olhar para as planícies e contemplar a sua maturidade. Olhar para as serras e degustar todas as suas cores. Os cheiros tornam-se mais activos. As casas começam a arder as primeiras lenhas, para o bom ambiente de cada divisão.
Enfim. Só me vem uma frase à mente: "Bem vindo à época do frio."

2 comentários:

  1. para esse dias recomendamos musica deste tipo.

    http://www.youtube.com/watch?v=9GbYbg5fYoE

    ResponderEliminar
  2. Ah, como o outono é bonito... Que bom que vc destacou as cores e as reminscências dessa época tão bonita... Vc é uma pessoa explêndida! Estarei acompanhando suas postagens, recentes e antigas. Abraços!

    ResponderEliminar