terça-feira, 21 de abril de 2009

É o que temos...

Que moral têm os nossos governantes ao exigirem que cumpramos as leis? Para quê ser honesto se as pessoas que nos governam não o são? Não terão essas personagens vergonha na cara? Vivemos num país de corruptos que nos pedem para cumprir as leis e as normas e se não cumpridas, seremos penalizados. Comentamos várias vezes (e com razão) que, se deixarmos passar um dia da declaração de impostos, teremos de pagar multa!! Mas esquecem-se de ser bons pagadores e demoram cerca de 180 dias(!!!!!) a pagar o que devem. Outro exemplo é o das Câmaras Municipais que estão endividadas e são más pagadoras porque o dinheiro não chega às autarquias, logo, não chega aos empresários.
Muitos dos empresários que trabalham para o estado estão a pedir insolvência porque não têm dinheiro para pagar aos fornecedores e aos empregados. E tudo porque não recebem de quem lhes deve!! Não seria mais simples o Estado pagar a essas empresas? Elas resolveriam a grande maioria dos seus problemas. Mas estes exemplos são uma gota de água no oceano... Poderíamos falar do caso Freeport, do Aeroporto da OTA, da Ponte de Santa Clara em Coimbra, do caso BPN...
E o povinho olha para estas coisas e tem a reacção que me deixa preocupado: "Eu não sei do que estão a falar, por isso não me meto nem me pronuncio..." Que triste país à beira mar plantado que não sabe dar uma opinião sobre o Estado da Nação. Por isso não votam. E desta forma os governantes agradecem, pois se não entenderem o que se está a passar, continuarão a levar o nosso país como bem entendem. Mandam areia para os olhos de todos e assim seguem a sua caminhada. É este o país das maravilhas.
São esses mesmos governantes que se preocupam se a classe média foge aos impostos, que se preocupam se as pessoas estão a difamar gentes do Governo, que impõem leis contra os próprios trabalhadores, mas não se preocupam de ser justos e honestos, de dizer a verdade a todos sobre o que ambicionam e sobre o que fazem. Vão para a comunicação social mostrar os seus feitos positivos, mas não dizem à população as leis, as normas e os despachos que mudam diariamente para levar a água ao seu moinho, de forma negativa e descuidada. E nós vamos caminhando sem nada dizer, em surdina e complacentes perante tudo isso. E dizem-nos então: "É o que temos..."

Sem comentários:

Enviar um comentário