sábado, 4 de outubro de 2008

Vindimas

Este fim-de-semana fui até às Beiras para ajudar numa das coisas que mais prazer me dão a realizar: estive na vindima. Esta práctica é bastante agradável, pois andamos a cortar as uvas para depois esmagá-las e produzir o mosto, onde ficará a descansar durante 7 días. Depois de muito mexer, é trasladado para uma cuba, onde ficará a repoar até mais ou menos a altura do Natal. Mas de todos os processos o que mais me agrada é o da apanha. É um momento agradável, bem passado e até um pouco cansativo.
O dia apresentou-se solarengo, e eu bastante sonolento. Mas acordei às primeiras horas da aurora e fui então para a vinha. Passamos a manhã toda de volta das uvas e até em alguns momentos sentimos algum desespero por nunca mais acabar. Mas o mosto foi feito e já está a fermentar. Todo o processo é agradável, pois não estava muito calor e a camaradagem foi fundamental. Sabe sempre bem trabalhar junto das pessoas que entendem do assunto e que nos podem ensinar mais um pouco. Foi o caso. No final, fomos todos almoçar e na parte da tarde fomos ajudar na feitura da aguardente... Mas aí, não serei o mais entendido para falar.

Sem comentários:

Enviar um comentário