terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dar importância

O que é dar importância? 
A quem se dá importância? 
Até que ponto dar importância a algo é sinónimo de unanimidade?
Estas são questões que ficam sempre bem após ser confrontado com a importância que damos ou não às coisas. Analisemos então.
A importância é algo pessoal e intransmissível, sendo certo que cada um tem sentimentos, que o tempo é individual e que se é um ser pensante. Nem a todos serve a mesma importância. E no entanto, cada um tem a sua. E dar importância a algo não é diferente. Não tem de ser de opinião coletiva e aceite como algo único. A isso chama-se pensamento coletivo ou ideia partilhada. E nem essas hipóteses apresentam razões de veracidade exclusiva e correcta. 
A importância também flora aspetos da psique. Cada um só dá realmente importância às coisas ou às pessoas que mais lhes dizem respeito, que nos são (ou não) importantes, às quais damos (ou não) importância. Quando algo é insignificante ou está de passagem, é algo sem grande importância, pois sabe-se efémero.
Mas a importância não é vista da mesma maneira pelos intervenientes de determinado momento. Cada um tem a sua opinião, essa sim pessoal e nem sempre transmissível, muitas vezes até apresentada com alguns interesses individuais. E dependendo da forma como se vive ou se partilha as coisas e os momentos, cada um eleva a importância (ou não) sobre o que lhe diz respeito. Até essa coisa é pessoal!! Não se tem o direito de controlar a forma como os outros pensam ou agem ou sentem. Quanto muito, partilhamos ideias, analisamos momentos, tenta-se encontrar consenso. Mas só quando se é importante ou se dá importância. Senão vejamos. Damos todos a mesma importância às mesmas coisas? Não se aborrecem vocês com outras pessoas? Não ficam alegres com outras? E a desilusão? E o encantamento?... Um sem-fim de coisas das quais cada um só dá importância ao que lhe interessa.
Possivelmente, nem todos querem dar a mesma importância ao que é vivido, tentando minimizar o seu ego e a sua opinião. É mais fácil não dar importância, escondendo assim algo que não é agradável e que não é importante. Coloca-se o outro no lugar, mostrando que esse também não é importante.

Sem comentários:

Enviar um comentário