segunda-feira, 29 de março de 2010

Ensinamentos socio-culturais

As diferenças culturais têm despertado em mim alguma atenção. Tenho-me esforçado para olhar para as pessoas e tentar descrever qual a sua abordagem à cultura, no sentido de qual o seu padrão e onde se insere na sociedade actual. Tudo isto porque a sociedade cultural é algo fascinante. Senão vejamos. A cultura Europeia é diferente da cultura asiática, ou de qualquer continente. Mas ainda dentro da Europa, há diferenças marcantes e estruturantes entre os países mediterrânicos e os escandinavos. e eu atrevo-me a dizer que dentro da cultura mediterrânica há diferenças importantes. Há coisa de uma semana, estive a fazer uma formação, onde se abordou a temática "Conteúdos sócio-culturais nas aulas de espanhol".
Até aqui, sempre ouvimos dizer que a nossa cultura era muito idêntica à de nuestros hermanos. Temos diversas situações das quais somos realmente parecidos. Mas há outras que nem sequer pensamos e são diferentes. Poderei deixar alguns exemplos aqui.
  • Os espanhóis têm realmente dificuldades na aprendizagem de outras línguas, pois o seu alfabeto fonético é mais reduzido que o nosso, o que dificulta a sua compreensão;
  • Deitar os guardanapos para o chão num bar pode ser sinónimo de tapas de grande qualidade, pois quanto mais papeis houver no chão, mais o bar facturou com as suas iguarias;
  • Os espanhóis recebem os seus convidados fora de casa, são os últimos a entrar, mostram a casa a toda a gente e começam a jantar tarde.
  • Eles acham uma falta de modéstia aceitar um elogia sem o negar antes. Tentam sempre esquivar-se a um elogio.
  • Entre outras coisas que nunca nos assolam a ideia...
Mas em bom da verdade, até no nosso pequeno país à beira mar plantado temos as nossas diferenças culturais. As pessoas do norte são diferentes das do sul. E muitas vezes nós brincamos com esses diferenças. Basta ver a ideia que se faz de um alentejano ou como reage uma pessoa do Porto. Notam-se as diferenças.
E é este enriquecimento cultural, do que cada um adquire ou que vai vivênciando, guardando na sua memória as coisas que, no seu mundo, são realmente importantes. Cada um cuida da sua cultura e do seu enriquecimento de sabedoria. Nem todos se interessam pelos mesmos motivos e pelos mesmos temas. Importante é que cada um respeite a cultura do outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário