quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Coragem inquebrantável

Após uns dias de ausência, estive a reflectir sobre a Coragem Inquebrantável.
Essa coragem é reservada aos mais fortes, aos que se dizem directos e sem receios, sem rodeios. É uma coragem que, independentemente do resultado que possa daí advir, mostra a vontade e a opinião inflexível que cada um usa.
Agora, nem todos têm essa coragem... Uns poderão esconder-se por detrás do politicamente correcto, da timidez certa, do medo da aceitação dos outros, ou até da presunção de serem demasiado assertivos e mostrarem-se donos de uma verdade,ainda que sua. Ainda assim, e em todos estes exemplos, a coragem está presente. No fundo, é o que todos desejamos: ter coragem de dizer, de fazer e de agir segundo os valores que acreditamos.

2 comentários:

  1. Coragem vem do latim cor que significa coração. Lembro-me de a minha professora de Filosofia, naquelas aulas secantes :-/ (pensava eu na altura!)dizer que Os romanos consideravam que a coragem tem mais a ver com o coração do que com a razão. Daí, que a palavra "coragem" derive do latim "cor" que significa, nada mais, nada menos que "coração".
    Acredito que a coragem é uma força da alma, ou seja, uma medida justa entre os sentimentos de medo e de confiança. MAs acima de tudo, acredito que o corajoso(a) é humilde. Não o encontrarás a gabar-se mas acredito que o encontrarás na pessoa que ao ser elogiada, se envergonha e fica encabulada, entre outras, mas nesta principalmente!
    Mas quem são os corajossos? Acredito que uma pessoa corajosa é uma pessoa, por natureza, optimista, esperançosa e confiante. Que tem fé no amanhã. É óbvio, que não se trata de uma pessoa que procura o perigo mas que, ao deparar-se com ele, é capaz de o enfrentar. Já ao cobarde e/ou ao pessimista falta-lhe confiança. Aliás, o pessimista e/ou cobarde tem medo de tudo, é uma pessoa pessimista e sem esperança.
    Além disso, só a experiência de se passar pelo perigo é que permite dizer se uma pessoa é corajosa ou não. Quem não possui experiência não pode, em momento algum, ser chamado de corajoso.
    Ser corajoso é ter medo, mas, ainda assim, aguentar firme e suportar aquilo que nós, em determinada situação ou momento, achamos que é... unberable além disso, para quê consumir-se antecipadamente? Quem se consome antecipadamente, consome-se duas vezes: antes e depois, no passado e no presente... e para quê?
    Por isso, devo dizer que discordo quando dizes que «Essa coragem é reservada aos mais fortes, aos que se dizem directos e sem receios, sem rodeios.» pois quase nunca os mais fortes são os mais corajosos, muito pelo contrário!
    Para além disso, ter coragem de dizer, de fazer e de agir segundo os valores que acreditamos, não é uma questão de coragem mas, antes, de respeito por nós, por aqueles que amamos, e pelo próximo!
    Parabéns pelo bloog!
    Keep up the good work!

    ResponderEliminar
  2. A esperança inquebrantável é força. A esperança mesclada de dúvida é covardia. A esperança mesclada de temor é fraqueza.
    (Gurdjieff)

    ResponderEliminar